"Isso é depressão, ou só tristeza?" A pergunta, que já deve ter ocorrido na mente de todos nós, de uma forma ou outra, demonstra um problema grave em nossa sociedade: não sabemos identificar bem os distúrbios psicológicos que atingem cada vez mais pessoas.
E isso pode trazer alguns problemas ainda mais sérios: o atraso no diagnóstico e, na contramão, o excesso de autodiagnóstico.
Assim, esses dois problemas ocorreriam pelo fato de que tristeza e depressão muitas vezes são usados como sinônimos, apesar de possuírem diferenças marcantes, principalmente em sua natureza e intensidade.
Então, neste artigo, vamos conhecer alguns exemplos que demonstram as características chaves da tristeza e da depressão, para assim conseguirmos diferenciar esses quadros e tratá-los da melhor maneira possível.
Pode te interessar: 8 formas de controlar a ansiedade no dia a dia
Tristeza ou depressão: é possível diferenciar?
Se analisarmos com atenção, é possível distinguir a depressão da tristeza. Mas, para isso, precisamos entender o que é, exatamente, cada um desses estados emocionais:
Nem sempre é fácil diferenciar tristeza e depressão. |
1. Tristeza
A tristeza, um estado passageiro e que surge possui uma causa identificável, como a perda de um ente querido, uma decepção profunda ou um problema de saúde.
Ela costuma se manifestar como uma sensação de pesar e desânimo, podendo vir acompanhada de choro, apatia e sensação de vazio.
No entanto, a tristeza tende a diminuir com o passar do tempo, à medida que a pessoa encontra maneiras de lidar com o fator que desencadeou o problema.
2. Depressão
Já a depressão, por outro lado, é algo mais grave e intenso, e que vem acompanhada de sentimentos de desesperança, apatia e falta de interesse nas atividades do dia a dia.
E, ao contrário da tristeza, a depressão muitas vezes não tem uma causa identificável, podendo surgir sem um gatilho específico.
10 principais diferenças entre tristeza e depressão
É fato que tristeza e depressão são coisas diferentes, embora possam ser confundidas tanto por quem sofre do problema quanto por pessoas próximas.
Então, como separar uma da outra?
1. Duração e intensidade
A tristeza geralmente é uma emoção temporária ligada a um evento específico, ou seja, ela vai perdendo intensidade com o passar do tempo.
Enquanto isso, a depressão é uma condição de saúde que pode durar semanas, meses ou até anos, com intensidade variável.
Assim, é possível que pessoas com depressão experimentem períodos mais difíceis, com sintomas até mesmo incapacitantes, e também fases nas quais esses sintomas se amenizam, embora ainda estejam presentes.
2. Causa
Como vimos, a tristeza é frequentemente uma reação a uma situação específica, como perda.
Já a depressão normalmente é o resultado de uma combinação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e ambientais.
3. Amplitude de emoções
Pessoas tristes podem sentir momentos de felicidade ou alegria em meio à tristeza.
Por outro lado, pessoas com depressão podem ter dificuldade em sentir qualquer outro tipo de emoção, ou senti-las com uma intensidade reduzida.
4. Funcionamento diário
Diferente da depressão, que muitas vezes impede que a pessoa realize suas atividades diárias, a tristeza não afeta o funcionamento da pessoa.
O mesmo ocorre com outras atividades, como a socialização, o estudo e os cuidados pessoais, incluindo a higiene.
5. Autoestima
A autoestima é outro ponto fortemente afetado pela depressão, onde a pessoa passa a ter uma imagem distorcida e negativa de si mesma.
Com a tristeza isso geralmente não ocorre e, embora o humor da pessoa possa estar rebaixado, sua autoimagem não é afetada.
6. Pensamentos negativos
Na tristeza, pensamentos e sentimentos negativos são comuns, mas, em geral, envolvem apenas um evento específico.
Por outro lado, na depressão, essa negatividade pode ser mais generalizada, persistente e difícil de controlar.
7. Sintomas físicos
Essa é uma das diferenças mais importantes entre a depressão e a tristeza, pois na depressão, a ocorrência de sintomas físicos, às vezes intensos, é comum.
Alguns exemplos são:
- Dores de cabeça
- Desconforto gástrico, como dores de estômago, constipação intestinal e diarreia
8. Isolamento
Enquanto pessoas tristes costumam buscar apoio de amigos e familiares, no caso da depressão existe uma tendência maior ao isolamento social.
Por isso, é comum que pessoas deprimidas se afastem de amigos e familiares, mesmo quando necessitam de ajuda.
9. Resposta ao apoio
A tristeza geralmente responde bem ao apoio emocional e tente a melhorar com o passar do tempo.
Por outro lado, a depressão normalmente necessita de algum tipo de intervenção profissional, como terapia e, em alguns casos, o uso de medicamentos.
10. Pensamentos suicidas
Embora a tristeza possa vir acompanhada de pensamentos sobre a morte, normalmente isso não resulta em tentativas reais de suicídio.
Já no caso da depressão esses pensamentos podem ser mais persistentes e intensos, e algumas pessoas inclusive realizam tentativas de autolesão ou suicídio.
Quando procurar ajuda?
Apesar das diferenças entre tristeza e depressão, é extremamente comum a confusão entre os dois quadros, o que pode atrasar a busca por ajuda.
Além disso, mesmo reconhecendo que pode se tratar, de fato, de uma depressão, é frequente também existir uma resistência em buscar a orientação de um profissional.
Assim, o ideal é que essa busca seja feita quando os sintomas começarem a afetar o funcionamento diário, ou quando a sensação de tristeza se torne intensa e difícil de suportar.
Por isso, caso perceba um ou mais sintomas de depressão, não hesite em procurar ajuda, seja de um médico, psicólogo, de um amigo ou familiar.
Fontes
StatPearls - Major Depressive Disorder
The primary care companion for CNS disorders - Sadness: Diagnosis, Evaluation, and Treatment
Você já conhecia as diferenças entre depressão e tristeza? Comente abaixo!